18/06/2007

Adolpho Lutz





Alunas:Kerolin e Priscila




Adolpho Lutz

Adolpho Lutz nasceu no Rio de Janeiro no dia 18 de dezembro de1855.
Porém seus pais eram suisos.
Os Lutz formavam umas das famílias mais tradicionais de Berna desde o século XVI vinculado á corporação de oficio dos carpinteiros com direito de votar e portar armas.
O avô de Adolpho Lutz, Fridrich Bernard Jacob Lutz, foi uma figura de destaque na medicina da Suíça tendo chefiado o serviço médico do exército da Confederação Hevética por cerca 20 anos.
A vinda de Lutz para o Brasil articula-se ao movimente de imigração iniciado na década de 1820.
Foram poucos os suíços que imigraram para o Brasil no século XIX, comparado aos portugueses, italianos, espanhóis e alemães.
As primeiras experiências de colonização dirigidas, que deram origem a Nova Friburgo, na província do Rio de Janeiro, á colônia Leopoldina, na Bahia, e às colônias formadas em São Paulo em meados do século, com objetivo de substituir a mão-de-obra escrava nas fazendas de café.
Os Lutz chegaram ao Rio de Janeiro no principio de 1850,no auge da epidemia de febre amarela que causou milhares de mortes na capital brasileira ,e aí nasceram quase todos os dez filhos do casal.
Em 1857 os Lutz decidiram retornar a Berna, talvez motivados pela insalubridade do Rio, que, além de recorrentes surto de febre amarela, fora atingindo por devastador epidemia de cólera em 1855.
Adolpho Lutz tinha dois anos quando foi conhecer a terra onde nasceram seus antepassados.
1.Qual foi a importância que atribuiu o que Adolpho Lutz fez?
R:Adolpho Lutz era neto de Fridrich Bernad que foi uma figura em destaque na medicina
da Suíça.
Adolpho Lutz sempre foi uma pessoa muito interessada em tudo que se dizia melhorar o mundo ou em invensões que viessem revolucionar o mundo.
2.Se você fosse um cientista o que você faria?Justifique
R:Acho que iria tentar acabar com a poluição do mundo pois isso afata toda a população.
Quanto menos poluição existir mais saúde nós teremos no nossocotidiano

Nenhum comentário: