18/06/2007

José Leite Lopes


Jose Leite Lopes, brasileiro nascido dia 28 de outubro de 1918, natural de Recife. A convite de Carlos chagas filho, com uma bolsa concedida por Guilherme Guinle, Leite Lopes começou a trabalhar em 1942, no instituto de biofísica da UFRJ. Seu interesse era a física teórica, em particular a mecânica quântica e a Física nuclear. Recomendado por Carlos Chagas Filho junto a Gleb Wataghin na obtenção de uma bolsa de estudos da Fundação Zerrener, pertencente à Companhia Antarctica, Leite Lopes foi para a Universidade de São Paulo -USP, em 1943, fazer pós-graduação. Na USP, pode aprofundar seus estudos sobre a Mecânica Quântica, discutindo com Mario Schenberg o trabalho de Paul Adrien Maurice Dirac, um dos maiores físicos teóricos da época. Nesse trabalho, Dirac introduzia a noção de potencial avançado para definir o campo de radiação do elétron. Ao refazer os cálculos com Mario Schenberg, concluíram que era preciso redefinir o campo de radiação. Em setembro de 1943, Francisco Clementino San Tiago Dantas, diretor da Faculdade Nacional de Filosofia, falou para Leite Lopes que o governo americano, graças à Convenção de Cooperação Cultural, assinada em Buenos Aires pelo presidente Franklin Delano Roosevelt, concedera-lhe a bolsa de estudos pedida em 1942 quando se diplomou bacharel em Física.
Leite Lopes não se destacou só no campo da física teórica, ele também empregou no avanço da ciência no Brasil e na América Latina, Leite Lopes foi nomeado titular da cátedra de física teórica e física superior na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, que hoje é a UFRJ.
Em 1958, previu a existência do bóson Z0, partícula que só seria observada mais de 20 anos depois, ao desenhar uma equação que mostrava a analogia entre as interações nucleares fracas com o eletromagnetismo. O físico estabeleceu a equação que mostrava a semelhança entre duas das forças fundamentais do universo: a nuclear fraca e o eletromagnetismo. Com base nos trabalhos de Leite Lopes, os cientistas Steve Weinberg, Sheldon Glashow e Abdus Salam desenvolveram a unificação entre as duas forças e conquistaram o Prêmio Nobel de Física de 1979.Enquanto Leite Lopes fazia descobertas e conclusões de seu trabalho, no mundo o presidente americano Harry Truman autorizava a produção da bomba de hidrogênio, O casal Julius e Ethel Rosenberg foram declarado culpados de espionagem contra os EUA. Eles foram condenados à morte por terem passado segredos da fabricação da bomba atômica para a URSS e a Coréia do Norte atacava a Coréia do Sul, Os comunistas norte-coreanos queriam reunificar o país. No dia 12 de Junho de 2006, aos 87 anos José Leite Lopes morre por falência múltipla dos órgãos, deixando um vazio na ciência brasileira.
Leite Lopes foi um excelente cientista nacional e também internacionalmente conhecido por outros grandes cientistas, depois de vários estudos ele fez uma equação de forças do universo, depois de sua morte ele deixou história por ter sido bastante estudioso e ter feito o que ele gostava, Que importancia você atribui a experiência para a humanidade? a importância que atribuí foi, que se estudar bastante podemos fazer descobertas iguais a de Leite Lopes.Se voce tivesse a oportunidade de ser um cientista, o que você faria pela humanidade?Se eu tivesse uma oportunidade de cientista eu faria algum aparelho para colocar nos motores de carros, caminhões, etc. para diminuir os poluentes que os automoveis soltam para a atmosfera, por causa do Aquecimento Global, as toneladas de gas carbonico que vai para a atmosfera é muito grande, entao diminuindo o número de gas carbonico ajudaria muito a nós e a natureza.


Alunos: Bruno Vieira dos Reis
Jéssica Aparecida Alves

Série: 8ª B

Nenhum comentário: