18/06/2007

Lazzaro Spallanzani

LAZZARO SPALLANZANI

Lazzaro Spallanzani, italiano (Scandiano, 10 de Janeiro de 1729 — Pavia, 12 de Fevereiro de 1799) foi um padre, fisiologista e um estudioso das ciências naturais.
Educado num colégio de jesuítas, Spallanzani abandonou os seus estudos em Direito na Universidade de Bolonha para se dedicar à ciência. O seu trabalho centrou-se na investigação da teoria da geração espontânea. Com suas experiências, Spallanzani mostrou que os micróbios têm origem no ar e que podem ser eliminados por fervura. Seu intuito era derrubar as idéias de John Needham, que através de seus experimentos havia "comprovado" que a vida poderia surgir espontaneamente de um caldo nutritivo, colocado em um recipiente vedado e aquecido até sua fervura. O problema do experimento de Needham eram os recipientes, que não foram bem vedados, permitindo a entrada de microorganismos e a contaminação do caldo nutritivo, e uma fervura branda, que possívelmente não haveria matado todos os microrganismos que já estavam no caldo nutritivo. Spallanzani mostra que com os recipientes vedados de outra maneira mais eficiente e realizando a fervura por mais tempo, a vida não surge espontâneamente. Porém Needham retruca dizendo que com aquela fervura Spallanzani havia acabado com o ar dos recipientes, impossibilitando o surgimento da vida. Realmente o experimento acabava com o oxigênio dos frascos. A controvérsia só veio a ser esclarecida mais tarde, com as descobertas de Louis Pasteur.

ESTA É A FOTO DE LAZZARO SPALANZZANI


Lazzaro Spallanzani nasceu em Scadiano, Modena, Itália, no dia 10 janeiro de 1729. Era filho de um famoso advogado, assim também estudou direito, cultura clássica e filosofia no Colégio Jesuíta de Reggio. Interessou-se pela área científica na Universidade de Bolonha, inspirado pelas aulas de matemática que recebeu de sua prima, Laura Bassi, uma famosa professora de Filosofia Natural e Matemática. Desistiu da advocacia e foi ordenado padre. Tornou-se professor de Lógica, Metafísica e Grego da Universidade de Régio aos 25 anos. Suas pesquisas das funções corporais e reprodução animal renderam-lhe convites para as Universidades de Coimbra, Parma e Cesena, mas preferiu a cadeira de física na Universidade de Modena (1760), onde, ao tentar provar a teoria da biogênese, descobriu que a selagem hermética preservava os alimentos (1765), e também publicou trabalhos sobre regeneração e transplantes (1768)
Lazzaro Spallanzani (1729-1799): fez as mesmas experiências que Needham, só que com algumas modificações, ao invés de aquecer, ferveu durante uma hora os frascos que permaneceram "limpos" durante alguns dias (estando devidamente fechados).Needham, no entanto, disse que Spallanzani ao ferver por uma hora os "caldos" matou a "força vital" e ao fechá-los impediu a entrada do oxigênio, não permitindo, assim, o aparecimento de qualquer forma de vida. Lazzaro Spallanzani nasceu em Scadiano, Modena, Itália, no dia 10 janeiro de 1729. Era filho de um famoso advogado, assim também estudou direito, cultura clássica e filosofia no Colégio Jesuíta de Reggio. Interessou-se pela área científica na Universidade de Bolonha, inspirado pelas aulas de matemática que recebeu de sua prima, Laura Bassi, uma famosa professora de Filosofia Natural e Matemática. Desistiu da advocacia e foi ordenado padre. Tornou-se professor de Lógica, Metafísica e Grego da Universidade de Régio aos 25 anos. Suas pesquisas das funções corporais e reprodução animal renderam-lhe convites para as Universidades de Coimbra, Parma e Cesena, mas preferiu a cadeira de física na Universidade de Modena (1760), onde, ao tentar provar a teoria da biogênese, descobriu que a selagem hermética preservava os alimentos (1765), e também publicou trabalhos sobre regeneração e transplantes (1768)
Lazzaro Spallanzani (1729-1799): fez as mesmas experiências que Needham, só que com algumas modificações, ao invés de aquecer, ferveu durante uma hora os frascos que permaneceram "limpos" durante alguns dias (estando devidamente fechados).Needham, no entanto, disse que Spallanzani ao ferver por uma hora os "caldos" matou a "força vital" e ao fechá-los impediu a entrada do oxigênio, não permitindo, assim, o aparecimento de qualquer forma de vida .


12/01/1729
Nascimento de Lazzaro Spallanzani (biólogo italiano)
12/02/1799 Morte de Lazzaro Spallanzani (biólogo italiano)
INTERNET:pt.wikipedia.org/wiki/Lazzaro_Spallanzani
RESPONDA:
1.Qual foi a importância que atribui o que Lazzaro Spallanzani fez?
R:Na minha opinião ao trabalho de Lazzaro foi muito importante,até porque ele foi bastante esforçado para fezer o bem para a humanidade,de padre passou a ser fisiologista e um grande estudioso de ciências naturais.
2.Se você tivesse a oportunidade de um cientista,o que você faria pela humanidade?
Justifique.
R:Ajudaríamos a humanidade a melhorar o comportamento assim,melhorando a forma de vida deles.
ALUNAS:Franciele*Jéssica
SÉRIE:"A"

3 comentários:

Caroliina Paes Lemee disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Quem e Louis Pasteur?

Unknown disse...

Quais os prêmios recebidos por Lazzaro Spallanzani ?