11/06/2007

Joseph Jhon Thonsom

Era um Físico inglês.Assumiu a cadeira de física experimental, logo após sua formatura no Trinity College de Cambridge,no período de 1884 á 1919 coincidido este último ano com a sua aposentadoria.Foi diretor do laboratório Cavendissh de Cambridge e dedicou-se ao estudo das propriedades elétricas da matéria, descobriu o eletrônio livre.
John Thomson provou atravès da descoberta do eletrônio livre, a teoria da estrutura atômica da eletricidade contribuindo para a moderna teoria eletrônica.Em 1906 ganhou o prêmio Nobel de física.
Foi inventor de várias obras que merecem destaque como:teoria corpuscular da matéria, elementos da teoria matemática de eletricidade e magnetismo;raios de eletricidade positiva e suas aplicações na análise química.


Nasceu dia 18 de dezembro de1856, na cidade de Manchester,Inglaterra.



Nasce em Cheetam Hill, próximo de Manchester, Inglaterra, em 18 de dezembro.
1880:
Forma-se no Trinity College, Cambridge, onde ingressara em 1876. Foi o segundo colocado no exame triplos de 1880, secundando Joseph Larmor, o primeiro colocado. Logo depois ingressa como fellow no Trinity.
1881:
Analisa o efeitos elétricos e magnéticos produzidos pelo movimento de corpos eletrificados. Como Crookes, acredita que os raios catódicos são partículas de matéria carregada que se movem com grande velocidade. Introduz o conceito de massa de origem eletromagnética, possuída pelos corpos eletrificados em razão de suas cargas.
1883:
Publica seu primeiro livro, o "Tratado sobre o Movimento dos Anéis dos Vórtices", contendo o trabalho premiado, em 1882, com o Prêmio Adams. Volta a estudar as descargas elétricas em gases, usando como analogia a eletrólise.
1884:
É escolhido como professor de Física Experimental (da cadeira Cavendish), em Cambridge, substituindo a Lord Rayleigh. Torna-se membro da Royal Society.
1886:
Publica "Aplicação da Dinâmica à Física e à Química". Desenvolve a noção de que a eletricidade flui nos metais de maneira similar ao que ocorre nos eletrólitos.
1892:
Escreve o livro "Notas sobre Pesquisas Recentes em Eletricidade e Magnetismo", que viria a ser conhecido como o terceiro volume de Maxwell. Publicou posteriormente, juntamente com J. H. Poynting, o livro-texto, em quatro volumes, "Propriedades da Matéria".
1895:
Produziu o influente "Elementos da Teoria Matemática da Eletricidade e do Magnetismo" que teve várias reedições.
1896:
Viaja aos EUA, onde faz conferências sobre a descarga elétrica em gases.
1897:
Como resultado de conferências realizadas em Princeton, escreve o livro "Descarga de Eletricidade através dos Gases". Faz seus trabalhos mais importantes sobre a identificação do elétron e a medida da sua razão carga-massa.
1897-1899:
Realiza várias experiências com os raios catódicos, onde mede a carga (média) individual dos corpúsculos e conclui definitivamente que sua massa é muito menor que a do átomo de hidrogênio. Identifica o corpúsculo constituivo dos raios catódicos com a carga elétrica elementar (o elétron) e analisa vários outros fenômenos onde eles aparecem.
1903:
Seu livro "Condução de Eletricidade através dos Gases" é publicado; ele seria reescrito posteriomente (1928 e 1933) em colaboração com seu filho George Paget Thomson.
1904:
Publica"Eletricidade e Matéria". Introduz o modelo do átomo que recebeu o seu nome.
1905:
Torna-se professor de Filosofia Natural da Royal Institution.
1906:
Recebe o Prêmio Nobel de Física por seus trabalhos sobre a descoberta do elétron.
1907:
Escreve os livros "A Teoria Corpuscular da Matéria "e "A Estrutura da Luz".
1908:
É ungido cavalheiro, recebendo o título de Sir.
1909:
Começa a estudar a natureza da eletricidade positiva, seu último grande trabalho experimental que se estenderia por vários anos.
1912:
Recebe a Ordem do Mérito.
1913:
Publica "Raios de Eletricidade Positiva e suas Aplicações à Análise Química".
1915:
É eleito Presidente da Royal Society.
1918:
Torna-se Master de seu antigo Trinity College.
1919:
Renuncia a sua cátedra em Cambridge, sendo substituído por Ernest Rutherford.
1923:
Escreve"O Elétron na Química", que influencia muitos químicos, em particular os norte-americanos. Propõe alternativas ao modelo atômico de Bohr e às idéias quânticas.
1936:
Publica sua autobiografia "Recordações e Reflexões".
1940:
Faleceu no dia 30 de agosto, em Cambridge, Inglaterra.


A descoberta foi que John Thomson foi um inventor de várias obras.
E a importância foi que ele foi um ótimo homem perante a sociedade e todos,
e que contribuiu para o avanço de uma importante parte da ciência .
Toda a pesquisa de sua vida se direcionou as propriedades do átomo na matéria.


Se nós tivéssemos a oportunidade de um cientista, nós faríamos grandes descobertas para colaborar e ajudar o mundo,na descoberta da cura de varias doenças,mas principalmente na descoberta da cura do câncer,por que para nós a doença mais grave,perigosa e traiçoeira que existe é esta,e também é a que mais, castiga e trás sofrimento ao ser humano.

ALUNAS:BRUNA E THAÍS
SÉRIE:8ªB

Nenhum comentário: