09/07/2007

Susan Adele Greenfield

Nome completo: Susan Adele Greenfield
Data de nascimento: 1º de outubro de 1950
Nacionalidade: Londres
Fatos que marcaram sua vida: Susan se interessou nas bases neurocientíficas da consciência, complemetou escrevendo seus primeiros livros 'Journey to the Centres of the Mind Toward a Science of Consciousness' ('Jornada aos Centros da Mente Rumo à Ciência da Consciência' - W H Freeman Co, 1995), e 'Private Life of the Brain' ('Vida Privada do Cérebro' - Penguin, 2000).
Seu último livro, ‘Tomorrow’s People: How 21st Century technology is changing the way we think and feel’ ('As Pessoas de Amanhã: Como a Tecnologia do século XXI está mudando a forma como pensamos e sentimos' - Penguin, 2003), explora a natureza humana e seu potencial vulnerabilidade na era da tecnologia.
Seu livro mais vendido foi 'The Human Brain': A Guided Tour' ('O Cérebro Humano: Uma visita guiada' - Orion-Phoenix Press, 1997), tanto em brochura como em capa dura. Ocupou a cadeira de Medicina em Gresham de 1996 a 1999, e recebeu 28 títulos honorários. Em 1998, recebeu a medalha Michael Faraday da Royal Society e, em 1999, foi eleita para uma Fellowship Honorária do Royal College of Physicians.
Está também envolvida com políticas para a ciência, tendo realizado um seminário consultivo para o Primeiro Ministro sobre o futuro da ciência no Reino Unido.
Susan esteve envolvida nos seminários ‘Science and the Economy’, realizados no Número 11 e, atendendo a um pedido feito em 2002 pelo Secretário de Estado para a Indústria e Comércio, redigiu o Relatório Greenfield ‘SET Fair: Relatório sobre Mulheres nos Campos da Ciência, Engenharia e Tecnologia’. Foi também eleita ‘Thinker in Residence’ de Adelaide em 2004 e 2005.
Recebeu o prêmio CBE da Lista de Honra do Ano Novo do Milênio e o ‘Life Peerage’ (não-político) em 2001. Em 2003, recebeu a Ordre National de la Legion d’Honneur.

O que faz pela ciência: A pesquisa de Greenfield é focalizada na psicologia do cérebro, particularmente na etiologia do
mal de Parkinson e mal de Alzheimer, mas é mais conhecida por popularizar a ciência.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Susan_Greenfield

Que importância você atribui a atividade dela para a humanidade:

Susan, como vimos é uma cientista de grande importância, ela se interessou muito pela ciência do cérebro, escreveu vários livros sobre o assunto, está também envolvida com políticas para a ciência, tendo realizado um seminário consultivo para o Primeiro Ministro sobre o futuro da ciência no Reino Unido. Ela além de ser baronesa, é uma mulher muito estudiosa, é cientista, escritora, radiodifusora e membro da câmara dos Lordes, é professora de sinapses Farmacologia na Universidade de Oxford, também é diretora da Royal Institution da Grã-Bretanha, Fullerian Professor de Fisiologia, pesquisadora Sênior (Fellow), Lincoln College, Membro Honorário (Honorary Fellow), St. Hilda's College. Foi aluna de graduação e pós-graduação em Oxford e, subseqüentemente, dedicou algum tempo a pesquisas de pós-doutorado no College de France, em Paris, com o Professor J Glowinski, e no New York University Medical Centre, em Nova Iorque, com o Professor R Llinás. O tópico básico de suas pesquisas é desenvolver estratégias para interromper o processo de morte neuronal.
Bom, Susan, fez e está fazendo um bem a humanidade, descobrindo as doenças para combate-las, como o mal de Parkinson e mal de Alzheimer que ela vem pesquisando a anos.Se ela conseguir o êxito desse estudo será bom para todos, pois as pessoas saberão que ao invés dessas doenças não terem cura, elas terão cura graças a Susan que se empenhou muito nesse trabalho.

(www.britishcouncil.org/br/brasil-science-society-uk-scientists-baroness-greenfield)


Se eu tivesse uma oportunidade de um cientista, o que você faria pela a humanidade?Justifique.
Tentaria descobrir a cura para a AIDS, coisa que os cientistas de hoje dão importância, mas eles tentam descobrir de uma maneira muito ruim, (destruindo a natureza) porque eles pegam parte da natureza para as experiências.
Porque a AIDS tem matado muita gente nesse mundo, pessoas que não tem nenhum pingo de responsabilidade em usar camisinha!

Escola Municipal Caic Professor Mariano Costa
Alunas: Jéssica e Priscila
Série: 8ª B
Professora: Elair

Nenhum comentário: