18/06/2007

Jean Baptiste Lamarck


Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck ,nasceu em :1 de agosto de 1744, foi um naturalista francês que desenvolveu a teoria dos caracteres adquiridos, uma teoria da evolução agora desacreditada.Era o caçula de 11 irmãos de uma tradicional família de militares. Começou a estudar em um seminário, mas logo após a morte de seu pai, entrou para o exército para lutar contra a Alemanha.
Lamarck personificou as idéias pré-darwinistas sobre a evolução, foi ele que, de fato, introduziu o termo biologia.

Depois de ter trabalhado durante vários anos com plantas, Lamarck foi nomeado curador dos invertebrados (um termo introduzido por ele, pois foi o primeiro cientista a estabelecer a distinção entre os animais vertebrados e invertebrados), e começou uma série de conferências públicas.

Originário da baixa nobreza (daí o título de 'chevalier'), Lamarck pertenceu ao exército, interessou-se por história natural e escreveu uma obra de vários volumes sobre a flora da França. Isto chamou a atenção do Conde de Buffon que o indicou para o Museu de História Natural de Paris. Antes de 1800, ele era um essencialista que acreditava que as espécies eram imutáveis. Mas graças ao seu trabalho sobre os moluscos da Bacia de Paris, ficou convencido da transmutação das espécies ao longo do tempo, e desenvolveu a sua teoria da evolução (apresentada ao público em 1809 na sua Philosophie Zoologique).
No seu livro Hydrogeologie (1802) ele complementa o pensamento de Buffon que, em seu Epoques de la Nature (1778) fora o primeiro a reconstruir o passado geológico em uma série de épocas. Atribuiu os depósitos de organismos marinhos nas rochas em terra firme ao fato de terem sido uma vez cobertas pelo oceano, e demonstrou que o tipo de fóssil encontrado nessas rochas permitia decidir se o depósito havia se formado em grandes profundidades marinhas ou em depósitos rasos junto à costa. Concluiu daí que o tempo geológico era imenso, pois o trabalho da natureza era lento.
Suas leis, Lamarck as havia tirado da sua observação durante uma vida inteira dedicada à zoologia. Por meio século a teoria da evolução parecia solidamente assente sobre as leis de Lamarck, até que Darwin publicou sua “Origem das Espécies", e sua teoria, que representava um pensamento inteiramente diverso das idéias de Lamarck, passou a prevalecer sua histórias.Lamarck faleceu em Paris em 1829.No século XVIII,a literatura teve polca repercussão,por parte dos intelectuais foi pouco reconhecida,essa foi a base decisiva do século:XVIII.




série:8ªC


2 comentários:

Unknown disse...

fala tudo de lamarck

Unknown disse...

fala tudo de lamarck