18/06/2007

Rachel Carson


Rachel Louise Carson, escritora, bióloga marinha, cientista e ecologista norte-americana nasceu em 1907 na cidade rural de Springdale Pensilvânia, e faleceu em 1964. Rachel publicou seu primeiro trabalho aos 10 anos, numa revista literária infantil.Formada no Pensilvânia College for Women e Johns Hopkins University, ensinou zoologia na University of Maryland (1931-1936). Autora de uma grande quantidade de livros sobre temas ecológicos foi bióloga no U.S. Bureau of Fisheries e seu sucessor, o Fish and Wildlife Service, (1936-1952). Em 1962, Rachel Carson (1907-1964), uma bióloga marinha norte-americana, publicou um livro chamado Silent Spring (Primavera Silenciosa). Nele falava sobre os efeitos nocivos dos pesticidas (produtos químicos utilizados para exterminar os insetos que atacam as plantas) sobre as aves e os animais que entravam em contacto com eles.
A paixão que tinha pelo mundo natural foi acesa pela Biologia. Especializou-se em zoologia e iniciou sua carreira no governo federal como cientista e editora, em 1936, tornando-se editora-chefe de todas as publicações do departamento de Pesca e Vida Silvestre dos EUA.Rachel Carson é merecidamente considerada a mãe do ambientalismo moderno.Pois Alguns cientistas diziam que ela era histericamente alarmista, mas o público levava-a a sério, formando os primeiros grupos ambientalistas, enquanto o presidente Kennedy e o Congresso davam início a estudos que a defendiam.
Foi uma das pioneiras da conscientização de que os homens e os animais estão em interação constante com o meio em que vivem. Para nós Rachel Carson teve estrema importância para a ciência, pois ela mostrou o risco com os pesticidas.Nós não conhecíamos essa cientista, mas através de pesquisas vimos que Rachel Carson publicou livros dizendo sobre os riscos do uso de produtos químicos na agricultura, e isso causou um grande impacto naquela época..Dez anos após a publicação do livro de Rachel Carson, a ONU realiza em Estocolmo (1972) uma Conferência Sobre o Meio Ambiente. À época, havia uma visão catastrófica sobre o futuro do planeta quando se abordava os Limites do Crescimento.

Site:celebrating200years.noaa.gov/historymakers/ca...
1) O que fez pela ciência e pelo mundo?
R: Rachel Carson com sua grande experiencia mostrou para a ciência o quanto os pesticidas causavam problemas. E com isso mostrou para o mundo como prevenir-se desse grande problema.
2)Que importancia você atribui a esta descoberta?
R:Para nós, Rachel Carson mostrou para o mundo que os pesticidas quando usados na agricultura causam diversos problemas. Mas Rachel Carson através de seus livros e documentarios provou e conscientizou o mundo dos graves problemas que podem ocorrer,quando usados de maneira inadequada.Por isso que hoje,Rachel Carson é tão reconhecida.Pois sem ela o mundo quem sabe estaria totalmente desenformado sobre os pesticidas.
3)Se você tivesse a oportunidade de um cientista o que você faria pela humanidade?Justifique.
R:Criariamos algo para solucionar os graves problemas de doenças que hoje ameaçam grande parte da população. Por que achamos que isso seria de grande importancia para a população,já que hoje em dia há uma grande porcentagem de pessoas se contaminando com doenças, sejam elas quais for.
Nomes: Jéssica-Sheila
Série:8ª "C"

Nenhum comentário: